Cancun


CANCUN

Cultura:
-         Pimenta
-         Mariachis (música regional, onde em Cancun não se vê muito)
-         Tequila
-         Tortilla – redondo, se enrolado como panqueca vira o famoso TACO, se cortar no meio = Burrito

* Cuidado com a água purificada !!!

-         Fuso: -2 à - 4 horas (Nosso verão é o inverno deles)
-         Check in às 16h e Out às 12h
-         10 novos pesos mexicanos = U$ 1,00 (Cuidado na hora do câmbio, não trocar muito para não voltar com esse dinheiro)
-         Não levar travel check (aceitam todos os cartões)
-         É aceita 1 mala por pax de 20kg, o excesso de bagagem = U$ 22,00 por kg

* Melhor Localização – na Av. Kukulkan do km 8,5 até o km 13
* Melhor parte da praia vai do km 4 ao km 9, é onde não tem onda.

-         Hotel Oasis Cancun:
Prós: próximo ao centro, tem boate em frente e uma excelente praia.
Contras: distante do buxixo, não tem ponto de ônibus próximo, parte da praia para os banhistas é pequena.

-         Passagem de ônibus = U$ 0,65 por pessoa
-         Taxi, permite lotação, então cuidado, avisar ao pax, pois o mesmo pode não gostar de dividir o taxi. Não perguntar qnto é a coirrida, pois corrida em espanhol significa fazer sexo, mas do modo vulgar.

-         Melhores Shoppings:
-         La Isla (é o mais requintado);
-         Plaza Kukulkan;
-         Plaza Forum (onde fica o Hard Rock, próximo as melhores boates)
-         Mercado 28 (excelente para comprar as lembranças)

-         Comprar perfumes no Free Shop, pq é proibido o fixador em Cancun ser de álcool, é a base de água.

-         Restaurantes: custo médio de U$ 10 à U$ 20,00 por pessoa
-         Dica: Restaurante Lorenzillos: aproximadamente U$ 100,00 por pax, é onde o pax pode escolher a lagosta que vai comer, é pesada e preparada na hora.

-         Passeios:
* Cuidado com os vendedores de tempo compartido, o preço é mais barato, porém é feito de ônibus que pára em todos os hotéis, que são aproximadamente 100, ou seja, o tempo gasto no trf é muito grande.
* Caso os pax´s tenham máscaras de mergulho, é bom levar do Brasil, para economizar nos aluguéis (média de U$ 3,00 por pax). Caso tenham brevê de mergulho, tb levar, pois poderão ter acesso a mergulhos mais profundos.
Pequena duração:
-         Submarino: não afunda, a pessoa q fica abaixo do nível do mar, tem duração de 1 à 2h, tem de hora em hora, melhor fazê-lo na parte da manhã = U$ 50,00 por pax.
-         Shotover Jet – lancha rápida, adrenalina, duração de 1:30h aproximadamente = U$ 50,00 por pax
-         Jungle Tour – jet ski p/ 2 pax´s ou lancha p/ 4 pax´s, passeio pela lagoa até os recifes. Ganha snork descartável, a máscara é devolvida, duração de 2h = U$ 50,00 por pax

Grande duração:
-         Xcaret – o melhor programa – Riviera Maia, fica no sul de Cancun – 50km, aproximadamente 1h de viagem, passeio de dia inteiro, pegar toalha no hotel e levar. É um parque aquático, não tem toboágua, levar roupa para trocar p/ poder ver o show, fotos pessoais tiradas no parque = U$ 10,00 p/ foto. Buffet U$ 15,00 por pax. Atrações: Mergulho com os golfinhos, não incluso no ingresso (U$ 80,00 p/ pax), Fotos com os golfinhos (U$ 30,00 p/ foto); Show folclórico (já incluso); Rio Submarino, com nadadeira e snork, ambos são alugados no local (U$ 5,00 por pax), tem duração de 1h. = U$ 100,00 por pax
-         Chichen-Itza – fica a oeste de Cancun, tem 91 degraus, não pode mais subir, mas pode visitar a parte interna da Pirâmide. Tem um observatório. 2:30h de viagem, e tem duração de dia inteiro = U$ 100,00 por pax
-         Tulum e Xel-Ha – Tulum - a 2h da cidade, sentido sul, fica a té a hora do almoço. É um passeio arqueológico.   Xel-Ha, onde foi gravado o filme Lagoa Azul, o mergulho com os golfinhos dura + e custa menos que em Xcaret (U$ 5,00 p/ pax), já inclui uma refeição no ingresso. = U$100,00 por pax
-         Isla Mujeles – A ilha tem 4 km de extensão, é feito de barco, nome do passeio é caribean funday, seguir a programação do clube privado, pois tem mais inclusões e é mais segura; tem tempo livre para as compras, 1:30h de viagem de barco, duração de dia inteiro = U$ 80,00 por pax
-         Cozumel – distante de Cancun, só é bom fazer quem gosta de ficar na água, tem 1h de ônibus e depois 45 minutos de catamarã, não pode comer muito, pois a travessia balança bastante. No cais já são separados os grupos (mergulho com snork, profundo com cilindro - aproximadamente 40m, com batismo, etc) Não pode ser feito no último dia, pois não pode viajar de avião após o mergulho. Tem Hard Rock Café. = U$ 150,00 já incluso o mergulho com snork.  + U$ 100,00 para o profundo com cilindro.

-         Atrações noturnas: ver nos hotéis os tickets de desconto, cada boate tem promoção.
-         Galeon Capitão Hook – música tecno, encenação de guerra entre os navios = U$ 50,00 por pessoa
-         Caribean Cabaret – igual ao isla Mujeles, comida liberada o tempo todo. = U$ 50,00 p/ pax.
-         Pericos – restaurante onde os gançons são fantasiados, fazem festas, brincadeiras e danças = U$ 50,00 por pax.
-         Coco Bongo – músicas caribenhas, banho de espuma (filme O Máscara) = U$ 50,00 p/ pax.
-         The City – o piso se move, banho de espuma = U$ 50,00 p/ pax



Línguas: Espanhol

Electricidade: A corrente é de 110 V, sendo as tomadas mais comuns do tipo americano, ou de cavilhas pelo que convém levar um adaptador.

Água: Recomenda-se água mineral engarrafada

Moeda: Peso Mexicano. Deverá verificar o câmbio no momento da viagem.

Meios de pagamento: Recomenda-se que leve consigo dólares americanos em notas ou cheque de viagem. A maioria de cartões de crédito são aceites vulgarmente.

Clima: Todo o ano com clima tropical, suavizado pela constante brisa do mar. O clima do México, ainda que bastante tropical, depende da altitude, devido ao notável desnível entre as zonas costeiras e o interior do país. Distinguem-se três zonas: as terras quentes, até uma altitude de 600-700 m; as terras temperadas, entre 700-1.700 m de altura e as zonas mais frescas, ultrapassando os 1.700 m. Pela sua localização Cancun é de tipo tropical húmido, suavizado pela proximidade do Mar das Caraíbas (Caribe). A Primavera e o Verão são agradáveis, no entanto não se surpreenda se chover ao fim da tarde. No interior as noites são mais frescas.

Vestuário: O vestuário mais recomendado é o ligeiro/fresco e informal durante todo o dia, à noite, um pouco mais formal. Em alguns restaurantes ou espectáculos exige-se roupa formal. Durante as excursões recomenda-se roupa larga e ligeira, sapatos cómodos e resistentes, já que em algumas zonas o terreno é acidentado. Não esqueça o equipamento de banho, óculos de sol, protector solar e chapéu ou boné para proteger-se do forte sol tropical. Para pessoas mais sensíveis é recomendável um repelente de insectos ou creme anti-alérgico. Não deixe em casa a câmara fotográfica ou a câmara de vídeo para recordar mais tarde a sua viagem.

Gastronomia e bebidas: A comida mexicana é a mais abundante, com as sua tortilhas, tacos, enchidos, carnes, etc. São também abundantes os restaurantes italianos e de fast-food, as pizzarias, etc. Em todos os hotéis há restaurantes seleccionados com uma cozinha especialmente cuidada. A bebida nacional é a tequilla.

Compras: No México podem adquirir-se objectos em pele, roupas bordadas, antiguidades, pinturas, esculturas, reproduções de figuras maias e aztecas, joalharia em ouro e prata, pedras semi-preciosas, "sombreros" e artigos em palha.

Segurança: Cancun é um dos locais mais seguros do mundo no que diz respeito a tranquilidade e ausência de delitos contra a propriedade. Um amplo serviço de segurança pública e privada com vigilância 24h por dia. Todos os hotéis têm cofres à disposição dos clientes.

Espectáculos: Nas cidades e centros turísticos existe uma grande variedade de discotecas, centros nocturnos, teatros e cinemas. Também poderá apreciar o folclore, os bailes populares e as famosas "charreadas". Em Cancun poderá apreciar no parque Palpas, um cenário típico mexicano de poetas e comediantes, passando pelos bailes e danças típicas da zona.

Em Cancún, o México que não parece, mas é
Há quem diga que Cancún não parece com o México, o que é a mais pura verdade. Desde que foi apontada por um computador como local ideal para se investir na criação de um paraíso turístico, a ilha foi invadida por cadeias internacionais de hotéis, bares, shoppings centers e, principalmente, por adolescentes norte-americanos. Mas tenha calma. Não precisa cancelar a viagem. Cancún, a ilha mais famosa do estado de Yucatan, é hoje uma peróla em termos de infra-estrutura, que traz várias opções para o turista não parar nenhum minuto. Só o mar azul turquesa do Caribe já faz a viagem à Cancún valer a pena.

A grande vantagem de ir para Cancún é que a ilha trata o turista como um rei e a partir dela é possível conhecer recantos como a bela Isla Mujeres, há apenas 10 quilômetros de distância, via marítima. Um passeio imperdível. Dá, até, para nadar acompanhado por um... tubarão? Isso mesmo. Outra aventura que você pode experimentar é o snorkel, o mergulho no meio dos corais. Mas se não tiver coragem de encarar uma dessas aventuras, vá se bronzear, tomar margaridas, comprar artesanatos ou conhecer as piscinas de criação e preservação de tartarugas marinhas até que tenham idade para serem devolvidas ao mar, como no Projeto Tamar.

A partir do mesmo pier usado para embarcar com destino a Isla Mujeres, o Fat Tuesday da Playa Tortugas, você também pode pode fazer outros passeios inesquecíveis com destino a Cozumel, X-Caret ou Tulum, que ao contrário de Cancún, conservam o charme mexicano. Detalhe: comprar a passagem direto no pier sai pela metade do preço cobrado pelas agências de turismo locais.

Com um pouco mais de disposição e vontade de variar, pegue um ônibus e vá até Chinchen-Itza. Uma das principais cidades astecas do México. Nesse sítio arqueológico, você vai encontrar ruínas como a pirâmide Il Castilo, que foi projetada com uma finalidade especial: marcar a chegada da primavera. Esse espetáculo, chamado de equinócio, acontece no dia 21 de março. Quando a luz do sol toca na pirâmide, produz imagens especiais, a de serpentes se movimentando.

Quer mais. Em Chinchen-Itza, além do "Templo das Mil Colunas" e do "Observatório" - única construção asteca redonda -, estão os cenotes, um tipo de lago escondido por uma paredão de pedra e alimentado por rios subterrâneos. Eram nos cenotes que os astecas faziam sacrifícios humanos. Ui! Todos os anos, os sacerdotes jogavam um menininho dentro do cenote, sempre ao amanhecer. Se ao meio-dia ele estivesse vivo, retiravam a criança da água para fazer as previsões para o ano.

Farra garantida à base de muita cucaracha no Pericos
Depois de tanta aventura, a recompensa pode ser uma noitada nos restaurantes e bares de Cancún. Do Hard Rock Café ao Planet Hollywood, passando por discotecas como La Boomou Christines. Mas a grande pedida está fora do circuito dos shoppings centers e do Boulevard Kukulcán. O melhor da noite é o "Pericos", na parte velha de Cancún.

O Pericos se auto-intitula um restaurante-bar com ambiente de festa. Genérico. Não dá para imaginar o que vão fazer com você lá dentro. Briga de galo, mariachis que fazem careta quando você não está olhando e que colocam aqueles dois dedinhos atrás da sua cabeça se você pede para tirar uma foto com eles. E não vá se assustar se o garçon te largar na hora de te servir para dançar a Macarena.

O jeitinho de servir os drinques é outro show à parte no México. Por exemplo, existem três maneiras de tomar um coquetel chamado de "cucaracha". Uma delas é batendo o copo três vezes na mesa para depois engolir a bebida de uma só vez, enquanto ela está borbulhando. É aí que entra o garçon, que com uma toalha vai tapar seus olhos e chacoalhar sua cabeça para aumentar o efeito da bebida. É bárbaro.

Outro jeito é acendendo uma chama na cucaracha e tomando com um canudinho, sempre de um só gole com fogo e tudo. No Brasil já estão imitando esses dois modos de servir. Por isso, os Pericos decidiram inovar. A cucaracha é servida em um funil enfiado em sua garganta. Achou pouco. Tente ir embora. Eles vão te oferecer coquetéis de graça só pra você ficar mais tempo.

Clima  :

Mínima 20o graus no inverno  e máxima de 40o no verão

Moeda

Peso Mexicano

Idioma oficial

Espanhol
Principais pontos turísticos
 ISLA MUJERES a pérola do Caribe Mexicano, COZUMEL, romântica ilha do Caribe mexicano, CHICHENITZA , capital do Império Maia, TULUM XEL HÁ , Cidade muarada e XCARET,  o paraíso Maia , um espetacular parque aquático a beira mar .
O que Comer :

Se você não gosta de comida apimentada guarde essa palavra : Chile, pura pimenta, usado na cozinha mexicana em 12 versões , de pouco picante a arrasadora. Guaco Mole ( pasta de abacate salgada e apimentada ), quesadilhas(pastéis de queijos ). Na verdade se você não gosta da comida Mexicana , Cancún tem 300 restaurantes , na maioria cozinha internacional, e mesmo aos de comida mexicana são sensíveis a um pedido de “sem chile, por favor”. Aproveite para comer frutos do mar , são super fresquinhos e uma lagosta custa em média U$10,00 .  
Onde Comer :
Pericos, ótima cozinha mexicana .
Não dá para perder :
Festa Mexicana  , um típico bale folclórico de Cancún .O Restaurante Pericos ( muito divertido e gostoso)
O que levar
Coloque na mala tudo que lembre verão. Trajes leves para sair a noite , se for o seu estilo leve uma roupa mais formal para um jantar romântico .
O que vale a pena comprar
Objetos em prata e latão, lembranças , souvenir, tequila e chapéu mexicano para decoração ( são lindos).
Onde comprar
Existem vários centros artesanais na zona hoteleira e cidade , onde você poderá comprar lembranças de Cancún .As lojas normalmente abrem das 09Hrs as 09hrs , algumas até mais tarde e todas aceitam cartão .
A Noite , a onde ir ?
·         Noite pirata , excitante passeio pelas águas do mar caribenho, onde você poderá desfrutar de uma noite a moda dos piratas com: jogos, brincadeiras, música e muita diversão , alem disso um delicioso jantar com lagosta e bebida a vontade ( Dur: 5Hrs). Planet Hollywood,. All Star Café que foi criado por grandes astros do esporte, Hard Rock Café e Rainforest Bar ou danceterias como : Sr Frog´s (  reggae) ou Azucar Bar ( Salsa ). 

Transportes

A melhor opção é sem dúvida o ônibus coletivo, que realiza todo o percurso da zona hoteleira e restaurantes , passando de 5 em 5 minutos . É bastante econômico .
Cultura
Situado no Estado de Quintana Roo , na Península de Yucatan, é considerada a capital do Caribe , com suas lindas praias azuis turquesa . Cancún é uma cidade super jovem com apenas 27 anos , fundada em 1970 . Dividida em duas partes : ZONA HOTELEIRA com aproximadamente 25Km, formada por Hotéis de 4 a 6 estrelas e Cidade de Cancún onde ficam os centros comerciais e  residências localizado no continente e com aproximadamente  1.664Km2 . Cancúm era um paraíso desfrutado por algumas famílias e pescadores : Em 1970 começa o projeto e em 1974 inaugura-se o primeiro hotel  e com o tempo se torna um dos mais importantes pólos turísticos do mundo . 
Passeios
ISLA MUJERES : faça um cruzeiro nas águas azuis do Caribe mexicano com destino a Isla Mujeres em um barco de 2 andares ,muito bonito e alegre. Você poderá conhecer a cidade, andar de bicicleta, praticar mergulho de superfície ,gincanas e muito mais .
COZUMEL : Cozumel tem o 2o maior recife de coral do mundo . è também um destino de navios de cruzeiros de todo o mundo , praias exclusivas e a cidade de Cozumel com arquitetura e estilo próprio e onde podemos fazer compras. 
CHICHEN ITZA : Grande cidade de Chichen Itza é bem mais do que pedras e pirâmides . Você conhecerá os grandes mistérios do povo Maya, uma das civilizações mais importantes . No alto da pirâmide de KUKULKAN você verá toda cidade . 
TULUM XEL HÁ : O mais importante Sítio costeiro da cultura Maya .
XCARET: Um paraíso para os amantes da natureza, oferece muitas opções de lazer, desde shows com golfinhos, praia, jardins, peixes tropicais e o fascinante tour em um rio subterrâneo .   
FESTA MEXICANA : 
Balet tipicamente mexicano com música dança e um delicioso jantar bufet .
JUNGLE TOUR : Fascinante aventura e passeio de moto aquática pelos canais e lagoas Nichupté , contornando a ilha com parada para mergulho de superfície .
BARCO DE FUNDO DE CRISTAL : Passeio de barco , no qual poderemos observar o fundo do mar e os peixes .
ISLA CONTY : Refugio de uma grande variedade de aves . Viva 8 horas no paraíso e conheça o parque nacional da Ilha Contoy e suas belas praias .

Nenhum comentário:

Postar um comentário