Barretos


BARRETOS
 
 
 
Barretos é uma pequena cidade do interior paulista, que se tornou mundialmente conhecida devido à festa do peão. A cidade oferece uma gastronomia invejável, sofisticadas pousadas, restaurantes, bares e muito agito.
A festa do Peão de Boiadeiro acontece todos os anos tradicionalmente no mês de agosto, atraindo milhares de visitantes e turistas do Brasil todo. A festa reúne os melhores montadores de boi e cavalos, cantores, apresentadores, os mais belos animais, cowboys, fazendeiros entre muitas outras coisas proporcionando dias de muito lazer e divertimento.
Barretos está localizada ao norte do Estado de São Paulo a 438 Km da Capital Paulista. Para chegar a cidade saindo de São Paulo, você pode pegar a Bandeirantes (SP-348) sentido a Campinas, depois seguir pela Anhanguera sentido interior, até Limeira. Na saída 292 da Washington Luiz, altura do Km 292, seguir pela rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326) até Barretos.
 
Parque do Peão - Localizado a 6 kmdo centro da cidade, a principal atração turística de Barretos é o palco da Festa do Peão de Boiadeiro desde 1985. Em uma área com cerca de dois milhões de metros quadrados, o parque tem uma infra-estrutura invejável, com espaço para feira comercial, estacionamento para 10 mil veículos, ranchos para festas, área de camping, hípica e, é claro, o enorme Estádio Polivalente de Rodeio, projetado por Oscar Niemeyer. Durante o ano inteiro o Memorial do Peão, que conta a história da festa e do clube "Os Independentes", é aberto à visitação, assim como a loja de souvenires. De graça. De terça a domingo, das 9h às 17h. Rod. Brigadeiro Faria Lima, 428. www.independentes.com.br

Catedral do Divino Espírito Santo - Dedicada ao padroeiro da cidade, a catedral de estilo romano, construída no final do século 19, é cercada por colunas olímpicas e decorada com imagens de santos e painéis pintados em vitrais e nas paredes. Segunda e sábado, das 7h às 20h30; terça, quarta, quinta, sexta e domingo, das 6h15 às 21h. Praça Francisco Barreto, Centro.
 
Cidade de Maria - Inaugurado em 1981, o complexo religioso abriga congregações católicas e reúne capelas, seminários, conventos e um centro de convenções, a Casa Bethânia. Há programação religiosa o ano inteiro e é de lá que partem as principais romarias da região. De graça. Aberto todos os dias. Vicinal Nadir Kenan, Km 11.

Marco Histórico - Marco inicial e geográfico da cidade, o mural com sete metros de altura tem imagens em relevo da família Barreto, do Divino Espírito Santo --padroeiro do município-- e do brasão da cidade. A partir dali são medidas todas as distâncias da cidade. Rua 8, esquina com Av. 13.

Museu Municipal Ruy Menezes - Conhecido como "Palácio das Águias", a construção já foi prefeitura e sede do Poder Legislativo de Barretos. Em 1974, foi transformado em museu e recebeu como doação todo o acervo do Museu Ana Rosa. De graça. De terça a sexta, das 9h às 18h; sábado e domingo, das 9h às 13h. Av. 17, esquina com a Rua 16.

Recinto Paulo de Lima Correia - Inaugurado em março de 1945, foi o primeiro lugar escolhido pelos Independentes para ser palco da Festa do Peão, por isso é considerado o berço do Rodeio Brasileiro. Praça Nove de Julho.

Região dos Lagos - O conjunto de três lagos ornamentais é cercado por quiosques, ciclovias e amplas calçadas sinalizadas para caminhadas. Na região há ainda um anfiteatro ao ar livre, playground, pista para manobras de skate, campos de futebol, restaurante e bares. Avenida Centenário da Abolição, s/nº.

Praça da Primavera - Considerada a praça mais bonita da cidade, tem área para descanso, córrego com pontes e fonte luminosa. Rua 18 com as Av. 33 e 35.

Nenhum comentário:

Postar um comentário